domingo, 28 de dezembro de 2008

FOCO 27 : A REGIÃO "EXPLOSIVA" DA CAXEMIRA !

P Mais um Conflito pode aparecer neste final de 2008: Índia e Paquistão em conflitos pela região da Caxemira.
EUA fazem apelo por fim de tensões entre Índia e Paquistão, 28/12/08 - BBC
Ataques em Mumbai e cidades paquistanesas elevaram tensão
Os Estados Unidos pediram à Índia e ao Paquistão que evitem um aumento desnecessário da tensão em meio a notícias da movimentação de tropas na fronteira entre os dois países.
O porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, pediu em Washington que os dois países “evitem adotar medidas que resultem em um aumento de tensão neste momento já tenso”.
Um representante do governo paquistanês disse na sexta-feira que tropas do país foram remanejadas, deixando áreas na fronteira com o Afeganistão.
De acordo com a correspondente da BBC no Paquistão, Barbara Plett, o representante não revelou para onde as tropas foram enviadas, mas a imprensa do país informou que os soldados foram enviados para posições na fronteira com a Índia.
As medidas foram anunciadas no mesmo dia em que o Ministério do Exterior da Índia orientou os cidadãos do país a não viajarem ao Paquistão, alegando que isso é “perigoso”.
O Ministério informou ter recebido informações de que indianos passaram a ser detidos no Paquistão depois de atentados ocorridos nos últimos dias nas cidades paquistaneses da Lahore e Multan. Em Lahore, na quarta-feira, pelo menos uma mulher morreu e quatro pessoas ficaram feridas em um atentado.
Mumbai
A tensão entre os dois países, que já se enfrentaram em duas guerras, voltou a aumentar em novembro, depois dos ataques extremistas que mataram mais de 170 pessoas na cidade indiana de Mumbai. A Índia diz que um grupo militante baseado na Caxemira sob controle do Paquistão está por trás dos ataques e que o governo paquistanês adotou apenas medidas superficiais contra a organização, chamada Lashkar-e-Taiba.
O Paquistão, por sua vez, diz que a Índia não forneceu provas suficientes para justificar uma ação mais rigorosa do país contra supostos militantes que atuam em território paquistanês.
Barbara Plett afirmou que o governo em Islamabad teme agora que a Índia lance ataques aéreos em locais do Paquistão onde suspeita que funcionem campos de treinamento de extremistas.
O porta-voz da Casa Branca disse que o governo americano se mantém em contato com ambos os países "para pedir uma maior cooperação na investigação dos ataques em Mumbai e no combate ao terrorismo de maneira geral".

Nenhum comentário: